sexta-feira, 15 de maio de 2009

A influência dos negros no Brasil é rica e encantadora.
Por Erica Cristina
A cultura negra está enraizada no Brasil desde sua origem,quando os escravos negros vieram para o Brasil possuíam sua própria religião, o catolicismo foi imposto á eles, mas um povo sem raízes é um povo sem cultura própria,os negros não deixaram de praticar o que trouxeram consigo na mente, alma e coração, apenas camuflaram dentro do catolicismo seus ideais e crenças. O candomblé então se mescla na igreja católica, criando um sincretismo religioso.
A musicalidade negra é a influência mais clara e admirável por todos nós,com sua cultura e seus rituais os negros nos encantaram com os sons que produziam com seus tambores, atabaques, vozes e todos os instrumentos utilizados, mas tudo o que vemos vai além da dança,da música e da literatura, cada instrumento e seu som, têm em si conotações naturais e sobre naturais, ligados aos rituais e suas ideologias.A cultura musical se confunde pois alguns desses escravos que impuseram seus instrumentos e ritmos nas Américas eram islâmicos, podemos ver assim que a cultura que temos hoje é mais do que rica e única, pois é uma cultura vinda de um mesclado de ideais,visões,ritmos,danças,gostos;um resultado de experiências de vidas, oras sofridas, oras alegres, mas sempre esperançosas!

Observamos no carnaval nordestino, na batucada do Olodum, no samba, no canto, na literatura, na dança, nos grandes negros que admiramos e respeitamos como: Jorge Bem, TIM Maia, Miltom Nascimento, Cartola, Sandra de Sá, Gilberto Gil, Carlos Dafé, Dom Salvador, Elza Soares, Clementina de Jesus entre outros; ou seja em toda parte, em nossa cultura, a própria alma brasileira é em sí, o que poderíamos dizer de uma CULTURA DE ALMA NEGRA.

10 comentários:

  1. Não só a inFluÊncia,como também o Destaque ki o Negro conQuistou,é moTivo de Grande Orgulho para Nós!

    ResponderExcluir
  2. Jorge Bem, TIM Maia, Miltom Nascimento, Cartola, Sandra de Sá, Gilberto Gil, Carlos Dafé, Dom Salvador, Elza Soares...são alguns icones da musicalidade negra.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Nossa cultura, nossas raízes, nossas idéias....


    Nossas artes...


    Somos brasileiros, filhos da miscigenação.

    Que bom Vinicius e Leandro que gostaram da matéria, foi deita com muito carinho....

    Virão outras tão boas quanto nas próximas semanas.. beijossssss

    ResponderExcluir
  4. A nossas raízes é uma coisa fora do normal e acima de tudo temos que cada dia sem interagir para que possamos mostrar para os demais que a verdadeira educação vem através da cultura e dos conhecimentos históricos...
    SALVE!

    ResponderExcluir
  5. Os nossos antepassados foram geniais, sabiam que era difícil lutar contra uma sociedade que não reconhecia o negro como ser humano e sim como coisa, objeto de troca, mercadoria. Mas os negros se colocaram de maneira astuta na sociedade, trabalhando a cultura africana e mesclando com a brasileira com muita musicalidade, dança, alegria, etc. Com o tempo foi contagiando todos aqueles que pensavam diferente da sociedade e viam os negros como bens de direito.
    A capoeira foi proibida no entanto mestre Bimba e mestre Pastinha, percursores da capoeira, trabalhavam a mesma de forma cultural e assim ser aceita pela sociedade. Um exemplo da influência da capoeira foi o sambe de roda que surgio nessas rodas de capoeira que se realizavam nas senzalas.
    Existem varias referências musicais; sito Cartola que foi mais que um musico genial, foi um marco e é refenciado até os dias atuais, pois seu jeito malandro de ser e compor comquistou a todos aqueles que o houve ou houviram..
    Mas para explorar um pouco mais as referência do povo negro na sociedade, lembro de um martim chamado Jimi Handrix. Este é considerado o maior icone do Rock que batizou o gênero com suas improvizações e musicalidade sem igual.
    Valeu meu povo.
    Robson S.

    ResponderExcluir
  6. É muito Bom encontrar aqui informações sobre as nossas raízes e exemplos de negros que lutaram e venceram. O melhor é ver que há informações e exemplos de todas as regiões. Parabéns SOulBlackwear..

    ResponderExcluir
  7. A CULTURA NEGRA TEM COMO DE ÓTIMO SAO AS MUSICAS QUE VIERAM DO MORRO E INFELIZMENTE SOMOS REFÉN DISO TUDO QUE APRESENTA NAS VOZES DE PESSOAS QUE FIJEM DE SER MUSICO MAIS NA VERDADE ENGANAM, COM ISSO A MSUICALIDADE ESTA NA VOZES DAS GRANDES PESSOAS QUE VIVEM NO MORRO E NEM SEQUER É RECONHECIDO, EX: CARTOLA MORREU COM UM DOM QUE NÃO TEM COMO NEGAR, NÃO FOI VALORIZADO. TIVE SIM... UM GRANDE AMOR COMO SEU, TIVE SIM... FICO ATE ARREPIADO...
    AS ROSAS FALAM...

    ResponderExcluir
  8. A CULTURA NEGRA TEM MUITAS COISAS RICAS EX: A MUSICA QUE VEIO DO MORRO E INFELIZMENTE SOMOS REFÉN DISSO TUDO QUE APRESENTA NAS VOZES DE PESSOAS QUE FIJEM DE SER MUSICO MAIS NA VERDADE ENGANAM, COM ISSO A MSUICALIDADE ESTA NA VOZES DAS GRANDES PESSOAS QUE VIVEM NO MORRO E NEM SEQUER É RECONHECIDO, EX: CARTOLA MORREU COM UM DOM QUE NÃO TEM COMO NEGAR, NÃO FOI VALORIZADO. TIVE SIM... UM GRANDE AMOR COMO SEU, TIVE SIM... FICO ATE ARREPIADO...
    AS ROSAS FALAM...

    ResponderExcluir
  9. enorme orgulho dos negros que fazem a diferença *-* ,não basta ser negro ,têm que honrar a raça ;)

    ResponderExcluir
  10. Tim Maia, Miltom, Sandra de Sá.Caracas isso é que é referência!!!
    SHOW DE BOLA AMEI ESSA MATÉRIA!

    ResponderExcluir