quinta-feira, 4 de março de 2010


A ARTE CENICA NUMA PERSPECTIVA AFRO-BRASILEIRA


Nascido em São Paulo e criado em Mogi das Cruzes o Ator Henrique Nogueira conheceu as artes cênicas cedo, ainda no ensino médio, nas aulas de educação artística da Escola Pedro Malozze. No ultimo ano do colegial o interprete participa do FESTEM ( Festival de Teatro Estudantil de Mogi das Cruzes ) com a peça “O CAVALINHO AZUL”, de Maria Clara Machado, ocasião em que seu grupo ganha os prêmios de melhor adaptação, 2º melhor espetáculo, e premio de ator destaque – para Henrique Nogueira, que no espetáculo, interpretou dois personagens “O Palhaço” e “A Velha que viu” – momento de grande emoção em sua carreira, pois foi o símbolo de um longo caminho a ser seguido, como uma seta apontando o futuro. Formado em Técnico em Arte Dramática com a 14ª turma pelo SENAC-SP em 2009 e antes disso em 2007, graduado como Tecnólogo em Gestão de Relações Humanas pela Universidade Braz Cubas. Pois como ele gosta de citar, sua mãe sempre o aconselhou a ter em vista uma carreira sólida, “fazendo antes algo que lhe desse condições de pagar as contas e subsidio para os estudos de artes cênicas até o dia em que a arte possa retribuir a gentileza”
Antes de formar-se como ator pelo SENAC, Henrique realizou diversas oficinas teatrais e por 5 anos esteve atuando ao lado do grupo TEM ( Teatro Experimental Mogiano ) que em 2010 completa 45 anos de existência.


Estas são as montagens e atuações mais recentes de Henrique Nogueira


Peça Teatral: Baal de Brecht
Personagem: Pastor

Peça Teatral: Alma Boa de Setsuan de Brecht
Personagem: Passante e ChuFu

Peça Teatral: Por Enquanto baseado em contos de Lygia Fagundes Telles
Personagem: Miguel do conto Os Objetos



ENTREVISTA com HENRIQUE NOGUEIRA


SB.Como o teatro afeta a sua vida?
HN.O teatro me ajudou a superar a timidez, e melhorou minha postura e a cada trabalho percebo um novo aprendizado....

SB.Quais foram as atuações que mais marcaram sua carreira?
HN.Eu gosto de uma que fiz em 2003 para um festival estudantil, porque esse momento é especial para mim, era um palhaço, da peça o Cavalinho Azul, de Maria Clara Machado. E o mais recente que foi Miguel de “Os Objetos” de Lygia Fagundes Telles, ele é esquizofrênico....


SB.Como você define um bom ator?
HN.Uau! essa é uma boa pergunta,,,,quando ele consegue se transformar....um exemplo é Matheus Nachtergaele.


SB.Como você percebe a presença negra hoje no cenário dramatúrgico brasileiro?
HN.As coisas estão caminhando, esses dias eu li um edital que priorizava trabalhos da Cultura afro...mas a dificuldade do negro está em todos os campos profissionais, no teatro não é diferente....

SB.No cinema americano por exemplo, já é comum vermos filmes e seriados com foco em personagens negros, feitos e direcionados para negros, no Brasil, essa realidade ainda não existe, Como voce enxerga essa “demora” em termos os negros também em primeiros plano no cenário artístico nacional ?
HN.Eu sempre digo que o buraco é mais embaixo, hoje quantos negros tem acesso à arte? E quantos negros tem a oportunidade de se profissionalizar?

SB.Quais são os atores que você considera como inspiração para seu trabalho?
HN.Essa é uma pergunta que vai envolver nomes, não só pelo talento mas também pela forma com que eles administram as suas carreiras: Toni Ramos, Lazaro Ramos, Thais Araújo, Matheus Nachtergaele, e como gosto muito de cinema americano, Will Smith, Heath Ledger, Johnny Deep.....
Atualmente Henrique Nogueira e a também atriz Sheila Dourado estão num processo de adaptação do conto “OS OBJETOS” para montagem de uma peça. Além disso o Ator também esta se profissionalizando em Dublagem pela Universidade de Dublagem de São Paulo.



Contatos & Eventos 11““ 7437.8773
henriquenc@terra.com.br

Um comentário:

  1. Que orgulho de vc...
    Quero ver como serão as respostas hollywoodianas...
    Hahahahahahahahaha...

    ResponderExcluir