sábado, 1 de agosto de 2009

O GRITO

por Erica Christina

A gritante exclusão dos negros nos variados setores do nosso país é apenas uma das marcas do grande crime que sempre lesou a humanidade, a escravidão; no entanto é necessário muito mais do que indignação e revolta para aos poucos conquistarmos nosso espaço, ou fazermos com que enfim não sejam divididos espaços, mas sim compartilhado o todo, entre todos sem distinção de cor, credo ou crença.

Não podemos gritar, espernear e chorar parados no tempo apenas esperando que algo mude, temos que identificar nossos instrumentos de luta, buscar e criar novas ferramentas, “arregaçar as mangas” e agir.

Muitas ações já existem, podemos sim discutir a intensidade ou amplitude das mesmas, mas é de pouca inteligência ficarmos reclamando de tudo e de todos sem reconhecermos que muitas coisas já tem sido feitas e criadas, essas pequenas vitórias já alcançadas também são importantes. Há muitas medidas de PROMOÇÃO DE IGUALDADE SOCIAL que desconhecemos, geralmente só tomamos conhecimento do que os principais meios de comunicação nos informa, queremos lutar uma luta da qual não entendemos, vivemos ecoando o grito dos nossos antepassados e não nos atualizamos, as armas passadas não servem para a luta atual. Devemos em primeiro lugar entender porque lutamos e pelo o que, pois um guerreiro sem causa é apenas um lutador nato, agora quando lutando por um propósito, por um sonho, por um ideal, o guerreiro passa a ser muito mais do que apenas um lutador, torne-se um vencedor antes da luta começar, vira uma rocha, um muro de concreto, um ser invisível guiado por seus ideais e sua fé, amparado por seu medo e sua coragem.


Universidades públicas adotaram sistemas de cotas, uns aprovam e outros não, mas pra que tanto orgulho? São nossos jovens afro-descendentes ingressando no ensino superior, mostrando que são capazes, sabemos que se não fosse assim, talvez nunca tivessem oportunidade,vamos esperar o que? A boa vontade de uma reeducação em nosso país???
Temos mais de mil comunidades remanescentes de quilombos certificadas e uma média de 145 tituladas, temos programas como Uniafro, Africanidades Brasil,Cultura Afro, Brasil Quilombola entre outras, todas com o mesmo objetivo.


A questão racial no Brasil está sempre em discussão , antes nem era lembrada, nem citada e muito menos discutida.temos exemplos de conquistas antes jamais sonhadas: Parque Memorial Quilombo dos palmares (Fundação Palmares)


Criação da Universidade Zumbi dos palmares (Afrobras), a Associação Brasileira de pesquisadores negros(ABPN), a Secretaria Especial de Políticas de promoção da Igualdade Social , entre mais 23 organizações similares nos Estados.Tudo isso é mérito de pessoas comuns como nós, ANTI-RACISTAS que semearam com dificuldade, mas também com persistência, dedicação e fé.


Não temos que sair por ai discutindo sobre cotas apenas por discutir, querendo provar que somos capazes independente de cotas ou não, pessoas para nos criticar sempre haverão, “elas”querem que desistamos, não somos nós quem devemos nos envergonhar, são “eles”. Quando estamos longe de “seus” espaços, somos definidos como coitados ou preguiçosos, quando lutamos e conquistamos algo, somos “racistas”,”auto-piedosos” e coisas do tipo, denominam como “cotas” para ver se paramos de lutar.SOMOS

HERDEIROS DA SEDE POR CONQUISTAS, DO DESEJO PELA LUTA E PRINCIPALMENTE : HERDEIROS DA ESPERANÇA E DETERMINAÇÃO PELA VITÓRIA

.

16 comentários:

  1. yo!!!preta da hora esse blog,onde consigo essa revista mande noticias tamos juntos falow!!!



    God bless you...peace

    ResponderExcluir
  2. Ta Feraaa pretinhaa

    parabéns...

    Continue assim viu ♥

    ResponderExcluir
  3. Temos que parar para pensar em tudo o que está escrito ai, pois é a mais pura verdade...
    Nãoa dianta só reclamar ,temos que evoluir, crescer, lutar...

    ResponderExcluir
  4. Parabéns mesmo mesmo, pelo cuidado que tem na hora de usar as palavras mas ao mesmo tempo não deixa de mandar seu racado, para quem sabe ler um pingo é letra... E a negraiada é linda, mas tem horas que "dorme no ponto", esquece de arregaçar as mangas e ir á luta.... Parabéns SoulBlackwear.

    ResponderExcluir
  5. AI SIM E NEGA ... CONTINUE ASSIM
    ERICA BRILHA MUITO NO SOULBLACK....

    BJUS

    ResponderExcluir
  6. Olá leitores, estou passando para agradecer o carinho imenso, aqui na revista, na comu, no meu orkut, em todos os lugares. Dizer que estou super contente com os resultados, com a galera comentando e pensando sobre os assuntos que escrevemos, com as idéias.. Estamos com mais de 6820 acessos,NOSSA REVISTA, ainda é recem-nascida e já está recebebdo todo esse carinho.. Aqui vocês podem se sentirem em casa, realmente tudo o que temos feito é para vocês, com vocês e por vocês...
    Obrigada por tudo em nome da Família SoulBlackwear a qual vocês são a base principal...

    ResponderExcluir
  7. Cada matéria postada aki na SoulBlack mostra com inteligência e Competência a realidade vivida por nossa sociedade e cabe a cada um refletir e escolher se irá continuar parado esperando ou então "arregaçar as mangas e agir!"

    Parabéns pela matéria!


    Sabe ki precisando estou por aki pra ajuDar!;}

    ResponderExcluir
  8. Oi Cintia,obrigada pelo carinho.A Revista é toda NOSSA, vamos brilhar em tudo o que fizermos, porque fazemos com o coração....
    Aliás todos os leitores daqui,irradiam luz por onde passam, pois deixam carinho, amor, esperança e sabedoria...
    Valeu mesmo...

    ResponderExcluir
  9. QUEM TEM CORAÇÃO ZUMBI NÃO ACEITA CORTA CANA...A MUSICA JA DIZ...O NEGRO NESSE MUNDO NASCEU EM DESVANTAGEM ENTÃO NEGRADA VAMU CORRER ATRAS DOS NOSSOS SONHOS.. SE VC SE CONTENTAR COM UMA VIDA QUE A SOCIEDADE QUER QUE VC VIVA, VC VAI SER MAIS UM NA MULTIDÃO DOS QUE FICARAM CALADOS..VAMUS REAGIR QUE AINDA A TEMPO PRA VIRAR O JOGO!!!
    PARABENS PELA REVISTA!!!

    ResponderExcluir
  10. é issoo aí NEGRADAAAAAAAA,.... parabenss EC


    Vamoss GritaaaaaaaaaaaaaaaaAAAAAAAARRRRRRRRRR!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. É muito bom lermos uma matéria como essa, fico muito feliz em ver que os assuntos construtivos estão sendo explorados e apoiados...


    Sucesso!

    ResponderExcluir
  12. Jack Negao

    Adorei o layout do soulblackwear e a iniciativa que poucos meios de acesso a informacao de demonstrar nossas identidades e militancia e pelo resgate da cultura negra ,nao so pela socidade mas sim por "nos" mesmos que nos individualizamos e esquecemos das raizes cujo somaram em meio de tanta adversidade de ideias e igualdade humana. Infelizmente nao existem mais herois como mater luther king Malcom X ,mandela dentre outros, mas, mesmo assim se nao há mais herois devemos resgatar essa militancia guerreira e lembrarmos dos fatos ocorridos e quem lutou tanto para hoje nossas familias e amigos conseguirem essa medotica passividade entre a sociedade . Passamos algumas turbulencias o pior nao pegamos mas eskecemos que desse pior, pessoas se sacrificaram para um bem futuro e maior e hoje a nossa juventude nao fortalece pois ja se acomodou pelo pouco que conseguimos e esquecemos dos herois que em nossa pele nao morreram .As guerras virao mas os nossos soldados seram eternos
    parabens li

    ResponderExcluir
  13. Fico muito feliz com o trabalho da SoulBlack, sempre trazendo novidades, pessoas bonitas e talentosas.

    ResponderExcluir
  14. Olá, vim agradecer a todos pelo carinho imenso, e saibam que a minha maior satisfação é saber que as pessoas estão lendo e refletindo, a opinião de vocês é sempre o que nos incentiva o que nos leva a buscar mais coisas novas, mais assuntos contrutivos, mais exemplos de vida.
    Obrigada mesmo por tudo, tudo mesmo...Vocês sempre estão antenados e participando de tudo, são vocês que fazem a diferença...

    ResponderExcluir
  15. Mto bom, Pretinhaaa!!!rsrs
    Amei...
    Precisamos de pessoas esclarecidas nesse assunto, para que os projetos saiam do papel e passem a ser executados, vividos e tenho certeza que você é um grande estímulo para todos q ainda se acovardam!
    Parabéns, Linda!

    ESTE GRITO TAMBÉM É NOSSO!!!

    ResponderExcluir