quinta-feira, 25 de junho de 2009

De acordo com a proposta do Ministério Público, as marcas do São Paulo Fashion Week, podem ser obrigadas a criar cotas permanentes para modelos negros em seus desfiles. Desde o ano passado a promotoria pública abriu inquérito para apurar práticas racistas no SPFW.

Segundo a promotora Déborah Kelly Affonso, do grupo de atuação especial de inclusão do Ministério Público, “O percentual de modelos negros no evento [em torno de 3%] é bem menor que o de brancos. O objetivo da Promotoria é fazer um acordo de inclusão social. Estabelecer um número mínimo de modelos negros a desfilar”.

O ponto de partida disso tudo foram reportagens da Folha De São Paulo que em 2008 noticiaram que de 388 modelos do SPFW apenas 8 eram negros, isso em um país onde 49,7%, segundo censo do IBGE (2007), da população é composta por negros e pardos.

Ao fim, a organização da São Paulo Fashion Week (SPFW) assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Estadual no qual se compromete a incentivar o aumento do total de modelos negros nos desfiles da semana de moda. Pelo documento, os organizadores assumem o compromisso de sugerir às grifes a contratação de pelo menos 10% de modelos negros, afrodescendentes ou indígenas.

Será esta a melhor forma de inclusão?
Obrigando as intituições e eventos a aceitarem o modelo negro ? O respeito pode ser imposto por leis ?
O que VC pensa?
Solte o verbo - COMENTE!

5 comentários:

  1. Parece um absurdo termos que ter cotas, não só de modelos mas de estudantes de faculdades também de tudo, mas vamos prara para pensar, se não houver cota não terá espaço,isso é mais doque claro.O brasileiro vem de uma educação falha, e como não há tempo de reeducar, precisamos impor,mas não impor cotas achando que isso é o suficiente, estamos apenas obrigando-os a ver nosso trabalho, queremos apenas mostrar que independente da cor da pele, nosso trabalho e nosso talento é igual ou maior.É uma vergonha nós entrarmos por cotas, mas não uma vergonha para nós negros, e sim uma vergonha para as pessoas ignorantes que fizeram necessário esse gesto.

    ResponderExcluir
  2. COTAS PARA NEGROS NO SPFW (SAO PAULO FASHION WEEK )


    Matéria de Sara Lee Colunista da SoulBlackwear, no site da Produtora Marrom Brasil:www.marrombrasil.com.br

    Leiam e comentem.

    ResponderExcluir
  3. Como a matéria é sobre cotas na passarela, opinarei somente sobre isso.
    Concordo com a Liquinha. Tantos negros lindíssimos que não tem oportunidade por causa dessa mentalidade imbecil que inúmeras pessoas insistem em manter. Portanto, fez-se necessário que se implantasse "uma forma de abrir um caminho a força" para que o negro pudesse demonstrar seu talento.

    ResponderExcluir
  4. Acredito que essa é a única forma atualmente de mostrar ao mundo a capacidade que os negros têm,não temos só beleza,temos conteúdo também.Apesar de achar ridículo as cotas acredito que talvez essa seja a única forma de termos o nosso espaço garantido tanto nas escolas,passarelas,ou em qualquer outro lugar.

    ResponderExcluir