terça-feira, 31 de março de 2009

O Antídoto OBAMA
"Um presidente negro, uma nova interpretação de mundo, a exaltação do conceito democrático ao extremo de sua concepção filosófica original, um escape para o caos social que ora o mundo assiste..."
Essas e outras várias conotações podem ser dadas a eleição do presidente americano Barack Obama, que surgiu no cenário mundial como um grande e plausível alívio para toda a loucura promovida no Governo Bush.
Os americanos, e por que não dizer o mundo inteiro (ainda imbuídos, mesmo que inconscientemente num sentimento imperialista ), esperávamos benevolência da maior potência do mundo, (se é que eles ainda o são) e benevolência não é bem a palavra que descreve o ultimo governo americano. Cansamos de ser inexplicavelmente arrastados para guerras sem fundamento e sem fim, para um turbilhão de violência, terrorismo, conspiração e estupidez, regado a milhares de dólares, ou seriam a dinares iraquianos, ou por que não euros ? O mundo enfadou-se de arcar com a responsabilidade de uma loucura mundial sem precedentes e não fora difícil distinguir dentre os mais notáveis exemplos, algo tão divergente da imagem "Bush" quanto a Imagem "Obama", a aquela altura o mundo inteiro migrou-se alegoricamente para os EUA para votar de bom grado nesta figura "quase mítica" que remetia os mais inflamados discursos de Martin Luther King Jr. Nos lembrando que o sonho americano realmente amparava a todos os seus concidadãos, inclusive os negros, sendo a utopia das utopias ter um deles na cadeira máxima da democracia mundial - pois bem - o fato foi consumado. E o que todos nós ganhamos após todos os fogos de artifício se dissiparem ? Será realmente que Obama pode salvar-nos de uma crise que aparenta devorar a cada dia mais e mais "gingantes" ?

Como reagiremos se ele fracassar ? - "Só podia ter sido um negrinho a se meter a besta para resolver um problema como aquele!" provável frase que ouviremos em coro mundial caso o governo de Barack acabe sem que a crise tenha findado também, mas é importante salientar que já existia segundo toda a impressa mundial, uma imensa e monstruosa crise rondando a economia americana, mesmo antes das Torres gêmeas serem postas a baixo, e ainda sim a mídia marrom, (que a cada dia mais tem a concordância deste pobre que vos escreve) afirmava que todo este macabro circo de guerra, morte e violência nada mais foi do que um palco armado para diluir a crise, valorizar o mercado americano e desfocar o euro que antes dos atentados de 11 de setembro, ganhavam mais e mais os mercados de petróleo no oriente médio, empurrando o dólar para um buraco então sem precedentes, Rapidamente... a mídia marrom que alardeava tais teorias, foi silenciada pelas inúmeras provas (sem provas) do real heroísmo americano... Por fim um novo modelo foi coroado, a "Era Obama" - mas que não foi capaz de sanar os efeitos colaterais que os "investimentos protecionistas" trouxeram, sim! Pois os trilhões e trilhões de dólares investidos nos anos em que a guerra se arrastou e se arrasta, não aumentaram em nada o brilho nos olhos dos investidores mundiais na economia americana, pelo contrário, apenas a descredibilizou, e este mesmo dinheiro poderia ter sido utilizado para tapar ou remediar, em uma outra cena - menos dramática, uma crise em estagio não terminal, como ora está.

Sem mais delongas - "Obama veio para nos salvar" chegou a ser pronunciado por um adolescente em comemoração em um determinado país africano... mas o que realmente pode fazer um homem e seus ideais, para salvar uma nação em decadência, um império desprovido de poder? É possível que ele inicie um processo de recuperação econômica ? Ou mesmo, é possível que ele sane a eterna possibilidade de "contaminação mundial" por crises que são apenas deles?
Nos resta uma dúvida perante a penumbra que o futuro nos reserva;
"O que realmente, nós que não estamos lá... esperamos e queremos de Obama?"
"What We Can?"

14 comentários:

  1. Revista Digital, entrem conheçam e se apaixonem.Muito mais doque cor, nossa cultura está em sua alma.


    Conheçam nossas matérias, leiam e coment em. Dêem suas sujestãoe s para próximas matérias, participem. Não queremos ver sua cor, nem cabelo e nem etnia, queremos sentir, conhecer e expandir sua alma negra.

    ResponderExcluir
  2. Sáibam mais...
    Obama: retirada do Iraque acontecerá dentro do prazo
    AFP - BAGDÁ (AFP) - O presidente americano, Barack Obama, afirmou nesta terça-feira, em Bagdá, ao primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, que as tropas americanas vão se retirar do Iraque dentro do prazo, ou seja, antes do final de 2011, informou um assessor de Maliki, Yassine Majid.

    ResponderExcluir
  3. O Barack Obama será mais uma prova de que os negros tem capacidade de ter sucesso em tudo, não só nos esportes, música,..., ele não será "o presidente negro" que ajustou o mundo, mas sim "o presidente". Tão capaz ou incapaz que todas as etnias.

    ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  4. Vamos lá galera, essa vitrine da nossa cultura tem que ser conhecida por todos que querem conhecer mais sobre nossa Alma Negra.Entrem, leiam e COMENTEM, a opinião d e vocês é o que nos fará nos aperfeiçoarmos mais e mais nas matérias e informações.

    ResponderExcluir
  5. Ele é realmente bom e vai,provavelmenta fazer o seu trabalho,mas tem muita pessoas esperando ele erra.E si erra o quê que tem?Ele também é um ser humano como qualquer outro no planeta.
    Agora o blog esta show galera.Melhore cada vez mais.

    ResponderExcluir
  6. Nossa! Muito bom essa materia. A raça negra é de suma importancia na sociedade. Foi dela que nasceu nossas raízes. Não pode ser esqecida! E esse novo presidente vai mostrar a força da raça negra!

    ResponderExcluir
  7. Obrigada galera por estarem s empre dando a opinião de vocês,elas são muito importantes para nós,estamos buscando matérias baseados noque vocês solicitam,noque dizem através de scraps, e-mails, msn e telefone.Tem sido muito bom a companhar o crescimento e os debates que veem se formando a respeito da forma com que precisamos urgente de um lugar no qual possamos encontrar tudo sobre nossa cultura.

    Obrigada mais uma vez á todos. Beijos com Carinho Erica Cristina.

    ResponderExcluir
  8. Caracassssssssss quantas coisas temos que aprender ainda einh.. Não basta confiramos no Obama e não fazermos nadinha a qui no Brasilllllllllllllllllllllllll...

    Temos que arregaçar as mangas e trabalharmos em pó doque desejamosssssssssss...


    Galera parabéns pelo trabalhoooo...

    ResponderExcluir
  9. Tudo o que esperamos de alguém, na verdade devemos ser capazes de realizar.É muito fácil colocarmos a culpa dos nossos fracassos em terceiros.


    Arregassemos as mangas então e lutemos por nossos sonhos e desejos..


    Parabéns SoulBlackwear pelo espaço que nos proporcionaram para que possamos enfim falar sobre coisas úteis...

    ResponderExcluir
  10. Olhem o video citado pelo Alexandre http://www.youtube.com/watch?v=j15caPf1FRk

    Isso mostra que preconceito não é só sobre cor de pele,temos todos preconceito com muitas coisas, espero que nossa ignorancia s eja diminuida com o passar do tempo...


    SoulBlackwear é cultura, adorei achar esse video aqui, eu não tinha visto>Obrigada Alexandre, valeu!

    ResponderExcluir
  11. nem nos sonhos mais perfeitus imaginariamos um presidente negro na casa branka , mas como sou V.L e nao acredito em sonhos acho q muita coisa esta por traz da eleição de B.o ...
    esse sonho americano q eles cantavam para o mundo virou um pesadelo mundial afogado em uma crise sem precedentes ... eh logo agora os amerikanos resolveram colokar um negro no poder?
    acredito no B.O , mas oq me preocupa é os lobos q o cercão muitos dos braços d Bush continuam la a espera de um tropeço d obama para derrubarem ele ...

    ResponderExcluir
  12. Barack Hussein Obama, venceu as eleições, porque ele foi visto pela maioria da população estadunidense como O Salvador.

    É sempre bom lembrar que os EUA, possui um dos sistemas mais racistas do mundo, ainda que muitos negros, ocupem altos postos na sociedade como juízes, médicos, economistas, engenheiros etc... Muito disso se deve ao fato das ações afirmativas nos anos 60, que possibilitaram aos negros, uma ascensão social, mas claro que nem todos foram contemplados com essa ascensão. Essas ações afirmativas foram frutos de séculos de resitência negra, em que floresceram vários personagens como Malcom X, Rosa Parks, Martin Luther King Jr. Muhammed Ali, Thommie Smith e John Carlos.

    Os EUA, estão vivendo sua mais terrível e profunda depressão em toda sua História. Este país, sempre privilegiou a classe dominante, que é majoritariamente branca e descendência judaica, pois que esta classe possui boa parte da economia do país, haja visto que muitos judeus controlam bancos e grandes empresas.

    O furacão econômico e financeiro pelo qual estão passando, afetou gravemente a auto estima, a soberba do povo estadunidense. Neste momento eles estão vivendo exatamente oque outros povos viveram por causa das ações imperialistas de seus governos, durante décadas.

    Barack Hussein Obama, ganhou as eleições, não por ele ser negro, mas sim por ter carisma, por ter o dom da oratória e porque a população branca e rica dos EUA, percebeu que era muito melhor o Governo de um negro muçulmano que um Governo de um ex-militar que tinha os mesmos pensamentos de George Walker Bush. Ou seja, os mesmos pensamentos do homem que os levou à bancarrota.

    Por isso Barack Hussein Obama foi eleito. Ele é compentente? Sim ele é competente. Mas só ganhou a eleição porque é fruto de uma luta secular dos negros e porque no momento era a pessoa mais indicada para tirar do caos econômico a ANTES maior economia do mundo.Para um país que sempre primou pelo consumo exacerbado se ver, num estado de penúria total, recorrer a um homem que faz parte da classe mais marginalizada da população, significa pedir de joelhos por uma ajuda àquele que antes era visto apenas como mais um negro nos EUA.

    Um grande e duro golpe no antigo ´´império.``

    Paz para todos

    ResponderExcluir